CONSÓRCIO INTERESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO DO BRASIL CENTRAL

Os Estados do Centro Oeste e Norte do Brasil, quais sejam, MS, MT, Distrito Federal, Goiás, Rondônia e Tocantins, uniram-se para a Criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, o BrC.

O Consórcio tem o objetivo de fomentar a cooperação institucional e inter-regional, na figura de agencia de fomento para os Estados signatários, onde a ferramenta principal é a elaboração de projetos em comum, definidas com base em oito áreas prioritárias: desenvolvimento econômico e social, agropecuária, infraestrutura e logística, industrialização, educação, empreendedorismo, inovação e meio ambiente.

O Consórcio está em fase estruturação e além da composição da Assembleia Geral pelos Governadores e participação efetiva das áreas de Planejamento dos Estados, conta com um Conselho Administração, um Conselho Consultivo e Câmaras Técnicas de Assessoramento (temáticas);

A Coordenação técnica das ações conjuntas e definição e proposição dos projetos conjuntos se dá por meio da Secretaria Executiva, que trabalha em consonância ao Conselho de Administração e com suporte legal das Procuradorias Gerais dos  Estados componentes o Consórcio.

Dentre ações conjuntas em execução, está o Planejamento Estratégico para o período 2016-2022, que oferece uma gama de informações valiosas para o conhecimento das metas e objetivos do Consorcio.

A Secretaria Executiva está no Estado de Goiás, atual Presidente do Consórcio e conta com 1 Secretário Executivo e três Assessores técnicos, além dos Consultores que estuam nos projetos já em andamento.

Além dos projetos relativos ao desempenho do consórcio e ao desenvolvimento dos Estados, podemos destacar ações na área de qualificação da educação, a estruturação de programa de turismo integrado para a região e de incentivo ao turismo, estruturação de programa de aquisição compartilhada de medicamentos, criação do Mercado Comum do Brasil Central e programa de promoção conjunto e exportação, etc...